Treinamento para manipuladores de alimentos: Entenda a necessidade

 em Alimentos e Bebidas, Consultoria, Hotéis, Restaurantes, Supermercados

É impossível atuar no setor alimentício, como supermercados, bares, restaurantes, hotéis e afins sem que haja um treinamento para manipuladores de alimentos que abranja segurança e higiene, tanto no aspecto pessoal, quanto em relação à própria manipulação em si. 

 

Além de ser algo importante, do ponto de vista de segurança e funcionalidade, o treinamento é algo necessário com bases legais. 

 

De acordo com a RDC 216/2004, os funcionários devem passar por capacitação periódica em higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos, além disso a capacitação deve ser comprovada por meio de documentação. 

 

Contudo, ainda existem muitos proprietários e gerentes que não compreendem a necessidade e a importância de treinamentos periódicos para os manipuladores de alimentos. 

 

O artigo de hoje visa mostrar quão importante é um treinamento de manipulação de alimentos e como ele pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu estabelecimento. 

 

Confira!

 

A importância do treinamento para manipuladores de alimentos 

 

Imagine a seguinte situação: Você abre um restaurante, com o objetivo de agradar clientes, movimentar a economia da sua cidade, gerar empregos e claro: ganhar dinheiro. 

 

Depois de muitas pesquisas, trabalho e investimento, o restaurante abre, e depois de determinado período de tempo, como é de praxe, a fiscalização sanitária para visitas periódicas.

 

Contudo, durante a visita, o fiscal nota uma série de desacordos do ponto de vista de manipulação, que podem colocar em risco a saúde dos funcionários e também dos clientes. 

 

Com isso, o seu estabelecimento pode ser lacrado e multado e todo o investimento financeiro e intelectual vai literalmente por água abaixo. 

 

Embora essa seja uma situação meramente exemplificativa, ela ocorre mais frequentemente do que muitos imaginam.

 

A boa notícia é que evitar multas e lacramentos é simples: basta manter uma rotina de treinamento para os manipuladores do seu estabelecimento. 

 

Colaboradores treinados, segurança ampla 

 

A RDC 216/2004 define uma série de procedimentos de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos alimentícios com um objetivo muito claro: garantir a segurança do alimento com base nas condições de higiene. 

 

A verdade é que manter os colaboradores que manipulam os alimentos bem treinados evita uma série de problemas e garante ampla segurança. 

 

Essa segurança engloba: clientes, os próprios colaboradores, possíveis entregadores, além do seu estabelecimento. 

 

Imagine se o seu colaborador realiza o preparo de um prato sem uso de touca ou máscara, por exemplo, e um fio de cabelo ou pêlo da barba cai sobre o produto. 

 

Além da inconveniência momentânea e do mal-estar, esse tipo de acidente pode ainda gerar uma contaminação microbiológica e colocar em risco a saúde do seu cliente, que em tempos de conexões facilitadas, pode expor seu estabelecimento de forma negativa.

 

Retomada da pandemia requer atenção redobrada 

 

Outro ponto muito importante quando falamos de treinamentos para manipuladores de alimentos é a retomada pós-pandemia

 

O setor de alimentos foi um dos mais prejudicados durante a pandemia de Covid-19 e apenas agora começa a mostrar os primeiros sinais de recuperação. 

 

Contudo, embora o termo “pós-pandemia” ainda esteja sendo amplamente utilizado, é importante lembrarmos que ainda estamos em período pandêmico. 

 

Assim, embora os treinamentos sejam uma importante ferramenta de segurança, podem ser utilizados como estratégia de marketing. 

 

Estabelecimentos que mostram que se preocupam com a segurança dos colaboradores e também dos clientes, têm maiores chances de conquistar e fidelizar clientes, algo fundamental nesse momento de turbulência econômica que enfrentamos. 

 

treinamento para manipuladores de alimentos

 

O que um treinamento para manipuladores de alimentos engloba? 

 

Nesse momento, você certamente se convenceu que um treinamento para os manipuladores de seu estabelecimento é importante. 

 

Contudo, deve estar se questionando: mas afinal, o que esse tipo de treinamento engloba?

 

Com base nas legislações vigentes o treinamento para manipuladores alimentícios deve englobar:

 

  • Contaminantes alimentares;
  • Doenças que são transmitidas por alimentos;
  • Manipulação higiênica dos alimentos;
  • Boas práticas de fabricação. 

 

Além disso, introduzir temas importantes e relacionados à segurança alimentar e de manipulação também são importantes. 

 

Assim, embora não sejam exigidos por lei, treinamentos não só podem, como também devem abordar temas como:

 

  • Contaminação cruzada;
  • Perigos físicos, químicos e biológicos;
  • Higiene das instalações, móveis, equipamentos e utensílios;
  • Controle de temperatura dos alimentos;
  • Recebimento e armazenamento de matérias-primas;
  • Manejo e descarte de resíduos;
  • Desenvolvimento de fichas técnicas;
  • Desenvolvimento e aplicação de POPs – Procedimentos Operacionais Padrão;
  • Manual de rotina de operações. 

 

Treinamento é investimento que precisa ser conduzido por profissionais 

 

Infelizmente, ainda existe quem considere o treinamento como um gasto. 

 

Contudo, podemos considerar como gasto, aquilo que não traz nenhum tipo de retorno para o estabelecimento, o que não é o caso da capacitação dos nossos colaboradores. 

 

O treinamento para manipuladores de alimentos é um investimento que retorna nas formas de: maior produtividade, redução de perdas, ausência de refações, maior satisfação do cliente e consequentemente aumento dos ganhos. 

 

No entanto, cumprir uma agenda de treinamentos é um grande desafio para a maioria dos estabelecimentos alimentícios cuja prioridade sempre é a produção. 

 

Assim, se o treinamento de funcionários é um desafio para sua empresa, saiba que a melhor saída para colocá-lo em prática se dá por meio da contratação de uma companhia profissional. 

 

Nesse caso, a All Feed é a melhor opção! 

 

Com anos de experiência em consultoria alimentar e um time que conta apenas com especialistas na área, a All Feed vai tornar seu estabelecimento em um ambiente seguro, funcional e lucrativo. 

 

Considerada uma das melhores empresas do ramo no Brasil, a All Feed adequa o seu estabelecimento em boas práticas de manipulação desde a parte de documentos até a parte operacional. 

 

Através de uma linha que envolve: plano de ação, adequação e capacitação a All Feed literalmente organiza a sua empresa. 

 

Com um amplo rol de serviços, somos a solução que você busca. 

 

Dê início a uma nova era em seu estabelecimento! 

 

Solicite um orçamento gratuito e sem compromisso agora mesmo por meio deste link!

 

Se você tem um problema, a All Feed é a solução! 

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

gestão de equipe restaurantesgestão de hoteis em 2022
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?