Planejamento de hotéis para 2022

 em Hotéis

Assim como para qualquer outro estabelecimento comercial, o planejamento de hotéis será ainda mais importante neste ano.

 

Utilizado como uma ferramenta importante de negócios, o planejamento de hotéis trará algumas novidades para 2022.

 

O setor hoteleiro e a pandemia de Coronavírus

A pandemia de Coronavírus afetou negativamente diversos empreendimentos ao redor do mundo.

 

Sem sombra de dúvidas, o turismo foi um dos primeiros e mais impactados setores da economia.

 

A impossibilidade de viajar e a consequente falta de hóspedes trouxeram prejuízos importantes aos hotéis.

 

Porém, estudos indicam que a partir de 2022 pode ocorrer uma retomada significativa das vendas desse setor.

 

Viagens a negócios e a lazer, em alta temporada ou não, com uma diversidade de público são as promessas para este ano.

 

Sendo assim, é fundamental que os gestores estejam preparados para fazer o planejamento de hotéis.

 

A importância do planejamento de hotéis

Todo negócio que deseja obter sucesso e prosperidade necessita de um bom planejamento.

 

O planejamento é a palavra de ordem para todo empreendimento, e deve ser feito antes de qualquer tomada de decisão.

 

E isso é válido para empresas de todos os setores, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com o público.

 

Hotéis e restaurantes são ótimos exemplos de um segmento da economia que necessita de um ótimo planejamento.

 

Diferentemente de outros comércios, os hotéis são empreendimentos que contam com importantes empecilhos ao longo do ano.

 

A sazonalidade é o principal fator que estimula a gestão ou a gerência a realizar o planejamento de hotéis.

 

E o planejamento de hotéis é bem-vindo nos mais diversos setores desse ramo de negócios, como:

 

  • Capacidade de disponibilidade de quartos;
  • Treinamento de pessoal;
  • Financeiro;
  • Publicidade, propaganda e marketing;
  • Alimentação.

 

Todos esses aspectos são essenciais para se garantir a organização e a operação eficiente e lucrativa do hotel.

 

O planejamento de hotéis na alimentação

A alimentação oferecida aos hóspedes é uma importante ferramenta de sucesso para o hotel.

 

Aliás, muitas pessoas escolhem um hotel em detrimento de outro justamente por conta dos alimentos oferecidos.

 

Quem nunca optou por um hotel ou uma pousada que tinha um café-da-manhã melhor que outro?

 

Sendo assim, a alimentação é uma preocupação imprescindível para o planejamento de hotéis.

 

E a retomada mais forte das atividades a partir de 2022 exigirá um comprometimento ainda maior dos gestores.

 

Listamos aqui algumas das maiores preocupações para o setor:

  • Compra e armazenamento de alimentos;
  • Mão-de-obra qualificada para manipulação;
  • Processos e padronização de serviços;
  • Customização e personalização;
  • Experiência holística do hóspede

 

A fim de trazer um maior esclarecimento sobre estes pontos, vamos abordar cada um deles com mais detalhes.

 

como fazer planejamento de hoteis

 

Compra e armazenamento de alimentos

Não somente a compra dos alimentos, mas principalmente o seu fornecimento aos hóspedes deve ser observado com atenção.

 

O planejamento de compras, limpeza e organização, deve ser feito mediante o número de hóspedes e o fluxo de pessoas.

 

Não vale comprar mais produtos que o necessário, principalmente para não haver desperdício de comida.

 

E não somente isso, mas o planejamento da quantidade certa de comida a ser comprada também impacta o fluxo de caixa.

 

O armazenamento dos alimentos comprados também se torna uma tarefa mais fácil com o número mais preciso de produtos disponíveis.

 

Mão-de-obra qualificada para manipulação

Assim como o armazenamento, a higienização dos alimentos e sua manipulação também são preocupações importantes.

 

Bares, restaurantes e hotéis devem seguir as normas da RDC 216/2004, que regulamenta as boas práticas para serviços de alimentação.

 

De acordo com a resolução, os funcionários devem passar por capacitação periódica em:

 

  • Higiene pessoal
  • Manipulação higiênica dos alimentos 
  • Doenças transmitidas por alimentos

 

A capacitação da equipe que manipula os alimentos deve ainda ser comprovada por meio de documentação.

 

Processos e padronização de serviços

A padronização dos serviços alimentícios é uma das características que fideliza a clientela de um estabelecimento.

 

De nada adiantam os esforços para se servir boas refeições em alta temporada, se em outros períodos o mesmo não acontecer.

 

A padronização se refere a processos que envolvem a preparação dos alimentos, os fornecedores dos produtos e os ingredientes utilizados.

 

Sendo assim, a padronização deve constar entre as prioridades do planejamento de hotéis para 2022.

 

Customização e personalização

É tarefa do hotel conhecer o seu público da melhor forma possível, obtendo dados e analisando-os com cuidado.

 

Alguns hóspedes podem ter preferências ou necessidades diferenciadas, e o hotel que garantir esses serviços pode se beneficiar.

 

Existem diversos perfis de clientes, e cada um tem uma demanda distinta que pode, inclusive, ser fruto de restrições alimentares.

 

Algumas dessas demandas são pelos seguintes motivos:

 

  • Vegetarianismo;
  • Veganismo;
  • Intolerância alimentar e hipersensibilidade alimentar;
  • Alergias;
  • Alimentação Kosher.

 

Os hotéis que querem se diferenciar dos demais devem atentar para essas restrições em seu planejamento estratégico.

 

Experiência holística do hóspede

O turismo de experiência está em franco crescimento e expansão, e 2022 pode ser o ano que vai consagrar essa modalidade.

 

Oferecer uma experiência completa ao hóspede será um grande diferencial competitivo entre os hotéis.

 

A preocupação com a saúde e o bem-estar de todos é parte essencial do planejamento de hotéis.

 

Disponibilizar alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos promove uma experiência única e sensorial aos clientes.

 

Acrescido a isso, o uso da tecnologia pode ser um fator preponderante na escolha de um hotel para determinado público.

 

A utilização de QR Code e outras ferramentas digitais para seleção de cardápio, por exemplo, pode ser um diferencial.

 

Além disso, hotéis-spa, hotéis-fazenda e resorts podem oferecer atendimento com nutricionistas e outros profissionais.

 

Parceria com a All Feed

A All Feed é a parceira ideal para ajudar gestores no planejamento de hotéis para atender ao público em 2022.

 

Somos uma consultoria de alimentos especializada em atender os mais diversos públicos e setores.

 

Atuamos com: 

 

  • Capacitação de colaboradores; 
  • Manual e auditoria de boas práticas; 
  • Controle de processos; 
  • Rotulagem de Alimentos.

 

A All Feed realiza consultoria e assessoria técnica em boas práticas, com acompanhamento da rotina e orientação profissional.

 

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