Gestão de restaurantes: 5 dicas para motivar sua equipe

 em Consultoria, Restaurantes

Quando o assunto é alcançar o sucesso na gestão de restaurantes, pensando a longo prazo, é importante ter em mente que não basta apenas contar com pratos de qualidade. Embora isso seja importante, cada vez mais clientes buscam experiências únicas e funcionais, principalmente agora em momento de retomada da economia. 

 

Hoje, uma das fontes com maior capacidade de influenciar positivamente a experiência de estar em seu restaurante é a sua equipe!

 

Falando de maneira sincera e com propriedade, a qualidade do serviço de sua equipe é tão importante quanto a qualidade do seu alimento, afinal, quem prepara os pratos para os clientes é a sua equipe. 

 

E para que sua equipe tenha o máximo de desempenho, é necessário que haja felicidade e motivação. 

 

Uma equipe triste, desmotivada e que não se sente valorizada rende menos e isso é facilmente notado pelos clientes. 

 

Assim, quando o assunto é a gestão de restaurantes, um ponto importante a ser levado em consideração é a motivação da sua equipe! 

 

Se você possui dificuldade em motivar sua equipe, não se preocupe. 

 

No artigo de hoje, vamos dar dicas funcionais e extremamente simples de serem colocadas em prática que vão tornar seus colaboradores mais motivados. A consequência será um salão cada vez mais cheio, e clientes extremamente satisfeitos. 

 

Vamos começar?

 

Motivação da equipe sempre deve estar dentro da gestão de restaurantes 

 

Quando se fala em gestão de restaurantes muita gente automaticamente pensa em burocracias do tipo:

 

  • Adequação ao manual de boas práticas;
  • Montagem de fichas técnicas;
  • Conferência de estoque;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Controle financeiro. 

 

Contudo, tão importante quanto gerir a burocracia necessária de um restaurante é olhar com carinho para seu time. 

 

Afinal, o material humano é literalmente o coração de qualquer negócio, e a melhor forma de manter e atrair novos colaboradores, assim como oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes se dá por meio de ações motivacionais para sua equipe. 

 

Com o objetivo de te ajudar nessa empreitada, separamos 5 dicas infalíveis para motivar a sua equipe. 

 

5 dicas para motivar sua equipe e melhorar ainda mais o atendimento do seu restaurante 

 

Embora muita gente acredite ser difícil motivar uma equipe e mantê-la motivada, isso na verdade é algo extremamente simples de ser feito. 

 

Vamos te mostrar agora cinco dicas simples, que não fogem do convencional e são simples de serem colocadas em prática em qualquer gestão de restaurantes que vão turbinar a qualidade do atendimento do seu time. 

 

  1. Reconhecimento 

 

Permitir que sua equipe saiba que você gosta deles é muito importante. O Reconhecimento é uma das principais tendências em termos de motivação.  

 

Uma excelente forma de fazer isso é organizando um programa como empregado do mês, por exemplo. 

 

Tornar público esse tipo de realização para todo o restaurante, como uma imagem na parede ou a entrega de medalhas ou troféus torna a conquista ainda mais significativa. 

 

Além do título de funcionário do mês, é possível oferecer incentivos conjuntos, como um bônus em dinheiro ou um dia de folga, por exemplo!

 

  1. Comida 

 

Trabalhar com fome é um verdadeiro martírio, principalmente se as pessoas precisam olhar para comida o dia inteiro. 

 

Em outras palavras, um colaborador com fome é um colaborador infeliz. 

 

Assim, fornecer café da manhã e lanches ao longo da rotina para a equipe não vai levar seu restaurante à falência, e fará toda a diferença para a sua equipe! 

 

consultoria restaurantes equipe

 

  1. Prêmios e bônus de longevidade  

 

Se existe algo que tira o sono dos gestores de restaurante é a alta rotatividade de colaboradores. 

Assim, uma ótima maneira de não apenas reter ou atrair talentos e manter sua equipe motivada é através de prêmios ou bônus por longevidade. 

 

Ao invés de propor aumentos pontuais, ofereça planos de carreiras e bônus por permanência na equipe de tempos em tempos. 

 

As premiações por longevidade podem ser divididas em bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais com diferentes valores. 

 

E aqui cabe um aviso: gastos com desligamentos e contratações normalmente saem mais caros que bônus e prêmios. 

 

  1. Ofereça incentivos  

 

Você tem um novo item no menu que deseja tornar popular? Então, diga a sua equipe que quem conseguir vender a maior quantidade será recompensado.

 

Dentro dessa lógica, é possível realizar incentivos semanais ou mensais. Para isso basta acompanhar as estatísticas de vendas e em seguida oferecer incentivos para o colaborador que mais vendeu o novo item do menu. 

 

  1. Invista na equipe 

 

Uma das coisas que mais mostram aos colaboradores que que você se preocupa com eles é quando há investimento direto em suas habilidades. 

 

Investir em cursos para que sua equipe melhore ainda mais em suas habilidades é algo que beneficia a todos. 

 

Isso torna a equipe ainda melhor no que faz, além de fazer com que o time se torne ainda mais experiente em termos de qualidade e atendimento sem ter que realizar novas contratações. 

 

Quando um colaborador aprende novas coisas, isso lhe dá um maior senso de propósito e de fidelidade ao seu estabelecimento. 

 

Sustentabilidade faz parte da gestão de restaurantes e motiva a equipe 

 

Um ponto que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de restaurantes é a sustentabilidade. 

 

Entretanto, muitos estabelecimentos possuem dificuldades em se tornarem mais sustentáveis. 

 

Se você busca tornar seu restaurante mais sustentável, motivar sua equipe e consequentemente atrair mais clientes, que tal conferir dicas práticas e simples de gastronomia sustentável?

 

Para isso, a gente te convida para ler um artigo especial criado pelo nosso time de especialistas. 

 

Para leitura você só precisa clicar aqui

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