Liderança Positiva: Uma nova forma de liderar no seu estabelecimento
Ser líder de mercado, a preferência do consumidor e a marca mais lembrada pelo público é o desejo de todo empreendedor. Mas para alcançar a maior fatia do mercado, é necessário, primeiramente, entender como usar a liderança positiva a seu favor. O artigo de hoje vai te mostrar como você pode lançar mão da liderança positiva para obter melhores resultados.
O que é liderança positiva?
Antes de explicarmos o conceito de liderança positiva, precisamos estabelecer uma conexão entre ela e a psicologia positiva. A psicologia positiva é fruto dos estudos e experimentos de diversos especialistas em saúde mental. Mais especificamente, podemos citar Abraham Maslow, Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi. Além destes, há ainda outros nomes proeminentes da psicologia positiva.
No passado, os esforços das ciências que estudavam a saúde mental focavam nas dores, angústias e tristezas do indivíduo. Mais tarde, porém, diversos teóricos compreenderam que trabalhar o lado positivo da mente poderia surtir efeitos importantes para as pessoas.
Sendo assim, a psicologia positiva não é uma abordagem teórico-prática, mas sim uma filosofia de trabalho. Especialmente por parte dos profissionais de saúde mental, que trabalham esses conceitos com seus pacientes.
Entre os fundamentos da psicologia positiva, estão as:
- Potencialidades humanas;
- Virtudes do homem;
- Instituições que promovem a qualidade de vida;
- Realizações pessoais.
Muitas outras questões também são capazes de promover a felicidade, como as forças pessoais, as habilidades e o caráter. Um indivíduo empreendedor tem importantes benefícios pessoais e profissionais ao unir esses pontos. E a liderança positiva entra no rol das boas práticas de um gestor, independentemente do negócio ou do setor em que atua. Seja ele micro, pequeno, médio ou grande empreendedor, a liderança positiva tem sempre o seu lugar.
A liderança positiva no contexto do setor alimentício
Conforme dissemos anteriormente, a liderança positiva é uma ferramenta extremamente útil para todos os segmentos da economia. Entretanto, quando focamos no ramo de alimentação, o seu poder é ainda maior. Profissionais, empreendedores e gestores desse ramo têm uma responsabilidade a mais para com o público.
Ao lidar com o alimento que as pessoas consomem, o indivíduo é corresponsável por sua saúde e bem-estar. Ele pode ser gestor de restaurante, dono de bares ou gerente de supermercados. Ao escolher o setor alimentício para trabalhar, o profissional deve ter ciência de suas obrigações.
Conforme salientamos no início do artigo, todo empreendimento almeja possuir e reter a maior fatia de mercado. Todavia, para que isso suceda de maneira sustentável, é necessário o uso da liderança positiva por parte da gestão.
Muito além dos preços, o público espera bons produtos e serviços de qualidade, e está disposto a pagar por eles. Sendo assim, a liderança positiva no setor alimentício é indispensável. Entre os fatores que devem ser levados em consideração pelos gestores que querem sucesso, estão:
- Atendimento
- Qualidade
- Entrega de valor
- Equipe de colaboradores
O atendimento se refere a todo o processo de comunicação entre o negócio e o público-alvo. Desde o primeiro contato até a aquisição de um produto ou serviço. Os clientes escolhem um restaurante pela qualidade do alimento servido e pelo atendimento. Aqui estão, por exemplo, profissionais de restaurantes e hotéis, como Maîtres, garçons, recepcionistas, entre outros. Já se o estabelecimento for um supermercado, falamos em repositores, caixas e demais colaboradores.
Os serviços e produtos, neste caso, os alimentos oferecidos, devem estar dentro de todos os padrões legais e de qualidade. Atendendo às regras do setor e à fiscalização dos órgãos competentes.
Porém, para garantir a preferência do consumidor, é importante disponibilizar marcas de qualidade superior aos da concorrência. Criatividade e inovação nos pratos e receitas também podem fazer a diferença.
Quando citamos a entrega de valor, estamos falando de demandas que vão além do preço pago pelo cliente. Muitas pessoas optam por pagar preços mais elevados se sentirem que o valor entregue pelo estabelecimento compensa o pagamento. A entrega de valor se refere à percepção do cliente quanto aos benefícios extras desfrutados por ele.
A entrega de valor geralmente está relacionada mais aos serviços que aos produtos em si. Conforto, higiene, estacionamento, tecnologia e outros elementos que agregam facilidades entram na conta.
Por fim, o último pilar da liderança positiva para um negócio de sucesso é a gestão de uma boa equipe de colaboradores. Um líder exemplar é aquele que, em primeiro lugar, acredita no seu time e o valoriza. Para oferecer um bom atendimento ao público externo, é necessário, antes, ter a confiança do público interno. A gestão profissionalizada de um empreendimento alimentício requer o compromisso com os que são de casa. ALguns benefícios da valorização dos colaboradores, são:
- Maior engajamento do time
- Otimização da performance da equipe
- Diminuição da rotatividade de trabalhadores
Portanto, a busca pelo sucesso do negócio passa também pelo sucesso de cada profissional que ali atua. A satisfação do cliente não pode ser alcançada sem antes atingir o público interno. Sendo assim, a liderança positiva tem a intenção de garantir a avaliação positiva de todos os públicos.
Agora você já sabe como aplicar os conceitos da liderança positiva como ferramenta para contribuir com o sucesso do seu negócio. Se você gostou dessas informações, e deseja receber uma avaliação gratuita da All Feed, entre em contato conosco. Teremos o prazer de ajudar o seu estabelecimento a alcançar o sucesso tão esperado.