Restaurantes e Hotéis podem doar comida?

 em Alimentos e Bebidas, Hotéis, Restaurantes

Quando o foco é redução de desperdício alimentar, muito se fala sobre a necessidade de controles e padronização de rotinas de produção dentro de cozinhas e estabelecimentos. Dentro do setor de alimentação, o foco tende a ser direcionado à redução de gastos gerados por desperdícios, no entanto, uma maneira de minimizar perdas se dá por meio da doação. Diante da atual crise alimentar que vem se desenrolando em decorrência da pandemia, hoje vamos mostrar como restaurantes e hotéis podem doar comida.

Se seu objetivo é reduzir suas perdas e desperdícios e ao mesmo tempo ajudar quem realmente precisa dentro da lei e com segurança alimentar, a leitura do nosso artigo de hoje é obrigatória. Não deixe de conferir!

 

Desperdício é crise antiga e sem precedentes 

Embora muitos ainda não consigam fazer uma referência, o desperdício de alimentos vai além do impacto no controle financeiro do setor de alimentos.

O desperdício é apontado por especialistas como uma crise mundial com múltiplas facetas, capaz de afetar o meio ambiente e impactar de modo profundo a vida de muitas pessoas que não têm acesso a comida.

Restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares e afins não podem se manter aquém dessa realidade.

O lucro é sem sombra de dúvidas um resultado merecido por quem mantém um trabalho árduo e assume responsabilidade com os colaboradores e clientes.

Mas o setor da alimentação tem uma grande representatividade para minimizar o desperdício e de quebra combater a fome.

Embora essa seja uma ideia lógica, ainda há muita dúvida com relação à doação de alimentos por conta de lacunas na regulamentação e informações confusas que circulam.

Se você tinha algum tipo de dúvida sobre a doação de alimentos por restaurantes e hotéis elas acabam agora.

 

Formas práticas de reduzir o desperdício 

Existem hoje maneiras simples de reduzir o desperdício alimentar por parte dos estabelecimentos. As principais são:

  •       Preparar um cardápio com ingredientes semelhantes e sustentáveis;
  •       Aproveitar os alimentos de maneira integral;
  •       Comprar alimentos imperfeitos;
  •       Tomar cuidado com o armazenamento dos alimentos;
  •       Manter alimentos e ingredientes em temperaturas adequadas;
  •       Implementar e manter um controle de estoque e reposição;
  •       Ter uma estimativa de clientes esperados por dia.

No entanto, mesmo tomando medidas para minimizar o desperdício, muitos estabelecimentos ainda jogam comida no lixo.

 

desperdício de alimentos restaurantes e hoteis

 

Restaurantes e hotéis podem doar comida? 

A dúvida sobre se restaurantes e hotéis podem doar comida ainda paira sobre muitos estabelecimentos, e felizmente podemos afirmar que sim, esse tipo de doação pode ser feito.

Algo importante a ser dito é que os estabelecimentos alimentícios nunca foram proibidos de doar alimentos, o que ficava claro na lei nº 8.137, que dizia que quem responderia por qualquer problema que o alimento doado pudesse causar à saúde de alguém seria o estabelecimento que fez a doação.

Foi pelo fato de preferir não se comprometer que muitos acabavam descartando alimentos que poderiam ser doados de forma segura.

Mas felizmente, isso mudou!

 

Lei permite que restaurantes e hotéis doem comida 

Em vigor desde o ano passado, a lei 14.016/2020 prevê a doação de alimentos e refeições não comercializados por restaurantes, hotéis, supermercados, lanchonetes e outros estabelecimentos para pessoas, famílias ou grupos que estão em situação de vulnerabilidade ou risco alimentar nutricional.

A lei é uma grande conquista em um país de tamanho continental como o Brasil que por conta da pandemia tem atualmente mais de 125 milhões de brasileiros sofrendo com insegurança alimentar e em um contexto onde há um desperdício de mais de 26 milhões de toneladas de alimentos.

 

Que tipo de comida pode ser doada 

Diferente do que muitos acham, não é qualquer alimento que pode ser doado.

É necessário que haja um critério bem definido para doação de comida por restaurantes, hotéis, supermercados e demais estabelecimentos.

Podem ser doados alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas, todos ainda próprios para o consumo humano.

Os itens devem ainda estar dentro do prazo de validade e em condições de conservação especificadas pelo fabricante, mesmo que haja danos à sua embalagem.

 

Contratar empresa de consultoria alimentar reduz desperdício e te ajuda a doar comida 

Embora a doação de alimentos seja um ato de amor, empatia e carinho com o próximo é preciso ter alguns cuidados específicos no que diz respeito à seleção, conservação e transporte, devendo seguir à risca o manual de boas práticas e legislação vigente.

Assim, para que seu estabelecimento doe comida de maneira segura e eficaz o melhor caminho é contratar uma empresa de consultoria alimentar.

Por meio de treinamentos e ações práticas ensinadas por esse tipo de empresa, é possível reduzir o desperdício, realizar preparos seguros, se manter dentro das normas e ainda doar comida de forma segura.

Com uma equipe repleta de especialistas e vista pelos clientes como uma das melhores empresas de consultoria alimentar do Brasil, a All Feed é referência em minimizar desperdícios e implementar boas práticas de higiene e segurança alimentar.

Agora que você já sabe que restaurantes e hotéis podem doar comida, faça com que seu estabelecimento seja referência em qualidade, segurança e acolhimento contando com os serviços da All Feed.

Solicite um orçamento gratuito e sem compromisso agora mesmo através desse link!

Quando o assunto é alimentação, a All Feed sempre tem a solução.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

dicas de gastronomia saudávelfiscalização sanitária em restaurantes, supermercados, hotéis
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?