Treinamento em Boas Práticas

 em Alimentos e Bebidas, Consultoria, Hotéis, Restaurantes, Supermercados

O setor de alimentos é um dos pilares da economia global e exerce uma influência significativa em nossas vidas diárias. O treinamento em boas práticas é um elemento-chave para a garantia da segurança e a qualidade dos alimentos que consumimos.

 

O treinamento em boas práticas é uma estratégia inteligente para economizar dinheiro e minimizar riscos legais. Além disso, contribui para melhorar a qualidade dos produtos e manter os clientes satisfeitos.

 

Benefícios do treinamento em boas práticas

O treinamento em boas práticas não apenas demonstra a preocupação do empreendedor do ramo com a qualidade do seu atendimento. Trata-se também de uma exigência da vigilância sanitária para que o estabelecimento esteja adequado às melhores práticas.

 

Colaboradores e demais profissionais que atuam com alimentação podem garantir o sucesso e a sustentabilidade das empresas. E é fundamental lembrar que existem inúmeros benefícios de curto, médio e longo prazos para quem cumpre com essa obrigação. Entre eles, citamos:

 

  1. Segurança na alimentação – para todos os clientes e o público em geral que frequenta o estabelecimento;

 

  1. Evitar contaminação cruzada – que prejudica a imagem do estabelecimento perante a sociedade;

 

  1. Diminuir erros e perdas – que pode desembocar num enorme prejuízo para o estabelecimento e para o empreendedor;

 

  1. Padronizar processos – proporciona maior eficiência na rotina dos estabelecimentos comerciais;

 

  1. Evitar o retrabalho – fruto do item anterior, é a garantia de mais agilidade e eficiência, e contribui para diminuir os custos de operações;

 

  1. Reduzir custos – sendo um dos principais objetivos de todo empreendedor, especialmente no ramo alimentício.

 

A fim de trazer maior esclarecimento para cada um dos pontos citados, vamos analisá-los com mais detalhes.

1. Segurança na manipulação

A segurança na manipulação de alimentos é uma prioridade absoluta. O treinamento em boas práticas garante que os profissionais estejam cientes das práticas seguras em sua atividade.

 

O treinamento proporciona uma melhor qualidade em processos como manusear, preparar e armazenar alimentos. Isso inclui questões como higiene pessoal, controle de temperatura, seleção de ingredientes e muito mais. Ao seguir essas práticas, os profissionais reduzem o risco de contaminação bacteriana e química, garantindo a segurança dos consumidores.

 

2. Evitar contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um grande problema na indústria de alimentos. Isso pode ocorrer quando microrganismos prejudiciais são transferidos de uma superfície, ou alimento para outro. 

 

O treinamento em boas práticas ensina o profissional a prevenir a contaminação cruzada. O foco está na utilização de práticas adequadas no local do trabalho. Citamos a segregação de alimentos crus e cozidos, a limpeza adequada de utensílios e superfícies e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

 

3. Diminuir erros e perdas

Erros na preparação e manipulação de alimentos podem resultar em perdas financeiras significativas. Isso inclui o descarte de alimentos devido a contaminação, preparação inadequada ou armazenamento impróprio. 

 

O treinamento em boas práticas ajuda a reduzir esses erros, o que impacta diretamente na economia financeira. O objetivo é indicar qual a maneira correta de manusear e preparar alimentos com eficiência e evitando desperdícios.

 

4. Padronizar processos

A padronização de processos é fundamental em restaurantes e empresas de alimentos. Os clientes esperam que o mesmo prato tenha o mesmo sabor e qualidade sempre que o peçam. 

 

O treinamento em boas práticas ajuda a estabelecer procedimentos padronizados para a preparação de alimentos. Desta forma, restaurantes, bares e lanchonetes asseguram que a consistência seja mantida em todos os momentos. Isso aumenta a satisfação do cliente e a reputação do estabelecimento.

 

treinamento anvisa

 

5. Evitar o retrabalho

Uma das principais dores de cabeça de quem trabalha com alimentos é o retrabalho, um custo adicional e desnecessário. Quando a preparação de alimentos é feita corretamente desde o início, evita-se a necessidade de refazer pratos ou corrigir erros. 

 

A aplicação das boas práticas ajuda os profissionais a fazer as coisas certas da primeira e de uma única vez. Assim, os profissionais podem economizar tempo, ingredientes e recursos.

 

6. Reduzir custos

Do ponto de vista do dono do estabelecimento, o treinamento em boas práticas representa uma economia substancial a longo prazo. A redução de custos ocorre em várias frentes, desde a redução de desperdícios e erros até a prevenção de multas.

 

O treinamento contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente e de qualidade. Isso se traduz em menor rotatividade de funcionários e custos de treinamentos adicionais e posteriores.

 

O que o treinamento em boas práticas envolve?

O treinamento em boas práticas é uma pedra angular do sucesso e da sobrevivência na indústria de alimentos. Prática extremamente abrangente, ele envolve várias áreas-chave do negócio, entre elas: 

 

  • Higiene pessoal: Isso inclui a importância de lavar as mãos regularmente, e manter as unhas curtas e limpas. Também é sempre recomendado usar roupas limpas e adotar práticas de higiene pessoal.

 

  • Controle de temperatura: Os profissionais aprendem a importância de manter os alimentos a temperaturas seguras. Seja durante o armazenamento, seja na preparação ou na distribuição, esta prática é indispensável.
  • Higienização de utensílios e superfícies: Envolve a limpeza regular de superfícies e utensílios de cozinha. Deve-se utilizar produtos de limpeza adequados e indicados para esta ação.
  • .
  • Seleção e armazenamento de ingredientes: Abrange como escolher ingredientes de alta qualidade para servir ao público. Além disso, é fundamental assegurar o armazenamento adequado a fim de evitar a deterioração.
  • Controle de pragas: Os profissionais aprendem a identificar e prevenir infestações de pragas que possam contaminar os alimentos.
  • Documentação e registros: Manter registros em dia, comprovando a conformidade com regulamentações de segurança alimentar. O treinamento inclui a orientação sobre como manter registros precisos.

 

Participe do treinamento em boas práticas presencial em Poços de Caldas – MG

As empresas que investem no treinamento em boas práticas demonstram um compromisso com a excelência. Trabalhar com determinação consolida a reputação positiva da empresa e assegura maior confiança dos clientes. 

 

Portanto, para qualquer estabelecimento na indústria de alimentos, o treinamento em boas práticas é mais que uma escolha inteligente. Trata-se de uma necessidade incontestável para alcançar e manter o sucesso.

 

Sendo assim, a All Feed Consultoria vai realizar em dezembro um treinamento presencial em boas práticas. Profissionais e estabelecimentos comerciais estão convidados a participar deste encontro.

 

O evento vai acontecer no município mineiro de Poços de Caldas, e é aberto a todos os que querem conhecer melhor o assunto. Não deixe para fazer sua inscrição de última hora porque as vagas para o treinamento de boas práticas são limitadas.

 

Serviço:

O quê? Treinamento de boas práticas (evento presencial)

Quando? 11/12/2023 

Horário: 10h às 13h

Onde? Hotel Minas Garden 

Local: Poços de Caldas – MG

Investimento: R$ 100,00

Inscrições pelo Sympla – clique aqui e garanta já a sua inscrição.

Informações: telefone (35) 9191-3643

Vagas limitadas.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

consultoria para indústrias
× Como posso te ajudar?