Validade de Produtos: Tudo o que você precisa saber!

 em Validade

Alimentação é coisa séria e uma das maiores preocupações que gestores de hotéis, supermercados e proprietários de restaurantes e lanchonetes precisam ter se dá justamente na atenção necessária à validade de produtos comercializados e oferecidos aos clientes.

Quando o assunto é prazo de validade dos produtos, infelizmente ainda existe muita informação desencontrada que gera muitas dúvidas. Mas hoje, isso vai terminar.

Com o objetivo de trazer informação de qualidade e com embasamento, escrevemos esse artigo, no qual vamos falar sobre validade de produtos de maneira ampla e direcionada.

Se você quer oferecer para seus clientes alimentos únicos, saborosos e seguros, a leitura a seguir é obrigatória.

Afinal, o que é prazo de validade? 

Como o nome já sugere, o prazo de validade é o intervalo de tempo, onde o alimento permanece seguro e adequado para ser consumido, desde que seja armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante.

Isso significa que o produto deve:

  • Permanecer seguro;
  • Manter suas características;
  • Manter a sua qualidade sensorial.

Vamos nos aprofundar um pouco em cada um desses itens.

No acaso de permanência de seguridade, o alimento não deve causar infecções e intoxicações alimentares devido a ação de microrganismos patogênicos ou por conta da produção de toxinas – bacterianas ou fúngicas durante o processo de armazenamento.

Com relação à manutenção das características, o alimento não deve apresentar perda significativa de nenhum nutriente, ou componente, considerando os requisitos de composição, e atender às regras de rotulagem e tolerância definidas na legislação.

E por fim, visando a qualidade sensorial, o alimento não deve se deteriorar, o que o tornaria impróprio para consumo humano.

Como são determinados prazos de validade de produtos? 

Essa é uma dúvida relativamente comum para quem não atua no ramo de consultoria alimentar.

O que determina o prazo de validade de produtos e alimentos, ou seja, em quanto tempo ele pode e deve ser consumido com segurança e sem sofrer alterações de sabor e textura são os chamados testes de prateleiras, que são realizados em laboratório.

A partir de pequenas amostras de produtos e alimentos, testes são realizados com controle de umidade e temperatura para uma avaliação precisa sob em quais condições e em quanto tempo eles se deteriorarão.

Além, disso, a maneira em que um produto é armazenado após a abertura da embalagem, também tem influência na sua qualidade e consequente vencimento.

Alguns produtos alimentícios possuem data de validade secundária determinada pelo seu fabricante que estão dispostas na embalagem e devem ser seguidas à risca.

Regulamentação dos prazos de validade dos alimentos no Brasil 

No Brasil, a RDC 216 dispõe alguns aspectos sobre prazos de validade dos alimentos.

Os itens 4.7.4; 4.7.5; 4.8.6; 4.8.18 e 4.9.1, dispõe sobre matérias-primas, ingredientes e embalagens; preparação do alimento e armazenamento e transporte do alimento preparado.

Outro documento usado como base no que diz respeito à segurança alimentar é a portaria CVS 5, que embora seja estadual, elaborado pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, se trata de um documento completo que muitas vezes é utilizado como base por restaurantes, lanchonetes, supermercados e hotéis, Brasil afora.

Existem produtos sem prazo de validade? 

Por mais estranho que possa parecer, existem sim, alguns alimentos sem data de vencimento, como é o caso do vinagre, sal e açúcar.

Esses alimentos, são considerados não perecíveis do ponto de vista microbiológico, por conta de sua composição desde que sejam conservados de maneira correta, de acordo com as recomendações.

É seguro consumir alimentos fora do prazo de validade? 

Embora a resposta seja óbvia, é sempre importante ressaltar que não é seguro consumir alimentos que estejam foram do prazo de validade.

Como te mostramos no começo desse artigo, existe todo um trabalho e metodologia científica para definir a validade de produtos e alimentos, portanto pensando na questão de saúde individual e coletiva, nenhum alimento deve ser consumido fora da sua data de vencimento.

Cuidados importantes com relação à validade de produtos 

Existem alguns cuidados que devem ser levados à risca quando falamos de validade de produtos levando em conta a RDC, CVS e manual de boas práticas. São eles:

  • A data secundária não deve nunca ultrapassar a data primária;
  • Para alimentos dispensados da obrigatoriedade da indicação do prazo de validade, deve ser observada a ordem de entrada dos mesmos;
  • Ficar atento aos produtos alimentares e o que seus fabricantes solicitam para que assim, seja sempre seguida as normas das indústrias alimentícias do prazo de validade primário, prazo de validade secundário e a forma de armazenamento após aberto ou não.

Lembre-se: embora já disposto no texto, é importante ressaltar que o prazo de validade primário é a data de validade do produto ainda fechado, e o prazo de validade secundário é a data de validade do produto depois de aberto.

 

validade de alimentos

 

Segurança alimentar vai além do prazo de validade 

Embora o prazo de validade dos produtos seja algo importante e que precisa ser levado em consideração, quando falamos de segurança alimentar de um estabelecimento, outros pontos precisam ser levados em consideração, como por exemplo:

Contratar uma empresa de consultoria garante a segurança alimentar de seu estabelecimento 

Tão importante quanto respeitar o prazo de validade de produtos é seguir a legislação vigente pensando não apenas no sabor de seus preparos e receitas, mas também na segurança dos clientes.

Estabelecimentos flagrados utilizando ingredientes e produtos estão sujeitos a multas e lacração do estabelecimento. Isso sem falar no risco à saúde dos consumidores.

Logo, a melhor maneira de não deixar nenhum detalhe passar e se dar melhor com os prazos de validade é contratar uma empresa de consultoria alimentar.

Nesse caso, a All Feed é a melhor opção para o seu estabelecimento.

Com um amplo e diferenciado portfólio e profissionais experientes em seu quadro de especialistas, a All Feed é considerada uma das melhores opções em consultoria alimentar do Brasil.

Se você deseja compreender os prazos e validade de produtos de maneira assertiva, quer colocar o manual de boas práticas em vigor ou tem qualquer outro tipo de dificuldade na cozinha de seu restaurante, hotel, lanchonete ou supermercado, então você precisa da All Feed.  

Clique aqui agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso.

E já que estamos falando de segurança alimentar, aproveitamos para te questionar: você sabe quais são os motivos para contratar uma consultoria de alimentos?

Se sua resposta tiver sido negativa, então, te convidamos para ler um artigo onde mostramos 5 motivos para contar com ajuda profissional de uma consultoria de alimento. Para acessar o conteúdo é só clicar aqui!

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?