Gestão de Supermercados: 5 Oportunidades na Pandemia
A recessão causada pela pandemia do novo coronavírus não atingiu de maneira igualitária a economia do país. Enquanto algumas atividades, como turismo, transporte e produções culturais, que dependem da presença de público sofreram grandes prejuízos, outros setores – menos numerosos – importante ressaltar, viram suas atividades crescerem em meio à crise sanitária e consequentemente econômica. Entre os que menos foram afetados está o de gestão de supermercados e hipermercados.
Ao passo de que muitos estabelecimentos tiveram seu movimento diminuído, a máxima de ficar em casa elevou o consumo. Esse aumento de circulação trouxe consigo novas oportunidades em termos de atendimento.
Pensando em te trazer informação de qualidade no que diz respeito à gestão de supermercados, vamos te mostrar hoje, 5 oportunidades que surgiram na pandemia que podem ser colocadas em prática e que provavelmente vieram para ficar. Vamos conferir?
5 oportunidades na pandemia para a gestão de supermercados
Quando se fala em questões administrativas, fazer uma pequena mudança pode gerar muito trabalho. Entretanto, a pandemia tirou muitos estabelecimentos da zona de conforto e embora essas alterações sejam trabalhosas, elas devem ser vistas como oportunidades.
Pensando em te orientar e trazer auxílio para que sua empresa prospere, separamos 5 oportunidades que podem ser colocadas em prática para a gestão de supermercados.
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Uso de aplicativo
Nos dias atuais todo mundo tem um celular e consequentemente tudo é feito via uso do equipamento. Pagamentos, envios de mensagens, fotos, ligações e muito mais.
Com a popularidade dos smartphones, se popularizaram também o uso de aplicativos. Hoje a maioria de redes de supermercados dispõe de aplicativos, onde é possível ter acesso a ofertas, descontos e claro fazer compras à distância.
Na verdade, a pandemia acelerou o processo de compra e vendas por aplicativo. É sem sombra de dúvidas uma das oportunidades na gestão de supermercados que deve ser colocada em prática.
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Presença em redes sociais
Existe um velho ditado que diz que quem não é visto não é lembrado e isso é verdade. Nos dias de hoje a maior vitrine de exposição são as redes sociais.
Se fazer presente em redes como Instagram, Facebook e até mesmo Tik Tok, naturalmente aumenta a visibilidade do seu supermercado e consequentemente gera mais compras.
A exemplo do uso de aplicativos, a pandemia deu um empurrão em estabelecimentos que ainda estavam em dúvida sobre entrar ou não entrar nas redes sociais. Certamente uma oportunidade que se transformou em tendência e veio para ficar.
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Autosserviço no pagamento
Quando falamos de oportunidades trazidas pela pandemia para a gestão de supermercado, o autosserviço talvez seja a maior delas. Isso pelo fato de ser prática, funcional e potencializar as regras sanitárias.
No autosserviço o cliente mesmo passa suas compras pelo caixa e efetua o pagamento sozinho.
Com ele não há a necessidade de contato físico entre clientes e funcionários. Além disso, por ser uma modalidade favorece a agilidade, menos filas se formam, e com isso o distanciamento social é automaticamente colocado em prática, o que colabora para menos disseminação do novo coronavírus.
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Comércio sustentável
Outra oportunidade gerada pela pandemia para a gestão de supermercados é o comércio sustentável.
Como citado no início desse artigo, a pandemia afetou setores de diferentes maneiras e mostrou que é possível viver com um consumo mais ameno e consequentemente sustentável, pensando no bem-estar do meio ambiente e ajudando pequenos comerciantes locais.
Outro ponto relevante diz respeito a embalagens. Como forma de agir de modo mais sustentável, as embalagens sustentáveis e biodegradáveis com pequeno impacto no meio ambiente.
Dessa forma, daqui por diante, será cada vez mais comum se deparar com grandes redes de supermercados colocando em suas prateleiras alimentos regionais e com embalagens verdes.
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Limpeza redobrada
E a última oportunidade relacionada à gestão de supermercados trazida pela pandemia diz respeito à limpeza.
Muitas pessoas observam a questão da limpeza em grandes redes de supermercados e essa preocupação se tornou ainda maior em tempos de pandemia.
Logo, mostrar que a preocupação com a limpeza é algo que faz parte da rotina do supermercado também é muito importante.
Espalhar totens de álcool em gel, aumentar a rotina de limpeza das prateleiras e corredores, fazer uso de tecnologias capazes de minimizar microrganismos, como lâmpadas UV vão se tornar cada vez mais presentes em supermercados.
Treinamento de colaboradores para acompanhar as mudanças
Tão importante quanto proprietários e gerentes aproveitarem as oportunidades trazidas pela pandemia para a gestão de supermercados é oferecer aos colaboradores meios de colocar essas mudanças em prática de maneira funcional e assertiva. E isso só é possível por meio de treinamento profissional.
Com tanta novidade surgindo, nada melhor do que tornar seus colaboradores aptos aos novos desafios que o “novo normal” impôs, não é mesmo?
Esses treinamentos são os mais variados possíveis e vão desde como seguir manuais de limpeza e higiene, formas de usar e responder nas redes sociais, negociar com produtores locais e maneiras de auxiliar durante uma compra em autosserviço.
O melhor disso tudo é que você pode (e deve) contar com ajuda profissional para colocar as novas oportunidades em prática.
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