Manutenção x Qualidade dos alimentos: Entenda a relação

 em Alimentos e Bebidas, Consultoria, Hotéis, Restaurantes, Supermercados

É muito comum que o público em geral, assim como proprietários de estabelecimentos como supermercados, restaurantes ou hotéis pensem na qualidade dos alimentos apenas do ponto de vista de ingredientes e preparo. 

 

Contudo, existe um passo muito importante e até mesmo negligenciado nesse processo como um todo: a manutenção!

 

Assim pensando em te mostrar mais essa nuance, preparamos um conteúdo especial onde mostramos a importância da manutenção no resultado qualitativo do preparo alimentar como um todo. Não deixe de conferir!

 

A importância da manutenção para a qualidade dos alimentos 

 

Imagine a seguinte situação: Você é proprietário de um supermercado ou um restaurante que produz refeições para retirada em seu estabelecimento. 

 

Em um primeiro momento é comum e até mesmo lógico pensar na escolha de ingredientes de qualidade, assim como as boas práticas de manipulação.

 

Contudo, é muito comum que um ponto muito importante seja deixado de lado ou até mesmo negligenciado por muita gente por simples falta de atenção, ou de conhecimento.

 

Estamos falando da manutenção de equipamentos. 

 

Você pode ter os melhores colaboradores, contar com o que há de melhor em termos de ingredientes, mas se um equipamento seu falhar por falta de manutenção, a qualidade da sua produção, assim como a reputação do seu negócio podem ir por água abaixo. 

 

Assim, realizar a manutenção dos equipamentos é primordial para o sucesso de qualquer estabelecimento alimentício.

 

Por isso, vamos te mostrar as principais formas para manter seus equipamentos funcionando de maneira simples e funcional. 

 

3 Formas funcionais de realizar a manutenção de equipamentos 

 

Agora que você já entende a relação entre manutenção e qualidade dos alimentos, vamos te mostrar agora, maneiras funcionais de manter seus equipamentos funcionando. 

 

As 3 principais formas de realizar manutenção de seus equipamentos são:

 

  • Criar um plano de manutenção preventiva;
  • Acompanhar as garantias;
  • Programar manutenções em períodos de inatividade. 

 

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas formas agora. 

 

Criar um plano de manutenção preventiva 

 

Um plano de manutenção preventiva consiste num conjunto de ações planejadas que inclui limpeza e inspeções programadas regularmente para que os equipamentos estejam sempre em condições ideais. 

 

Para desenvolver um plano dessa natureza, basta coletar informações nos manuais de cada um desses equipamentos e com base nos informes, criar uma lista de verificação de tarefas que precisam ser concluídas em âmbitos diário, semanal, mensal, semestral ou anual. 

 

Um plano de manutenção preventiva reduz custos do seu estabelecimento, aumenta a vida útil do equipamento e ainda garante a qualidade dos alimentos preparados.

 

equipamentos estabelecimentos alimentícios

 

Acompanhar as garantias 

 

A garantia é a promessa do fabricante em prover serviços que vão desde reparos, a manutenção, substituição e até mesmo reembolso por um período de tempo específico. 

 

Desde que o equipamento seja utilizado de forma adequada, as garantias cobrem uma série de possíveis defeitos. 

 

O período de duração da garantia depende do contrato do produto e do fabricante. Ao manter o controle das garantias, é possível aplicar custos de reparo ao fabricante e manter a qualidade tanto de ingredientes quanto de preparos finalizados. 

 

Programar manutenções em períodos de inatividade 

 

Para estabelecimentos pequenos que contam com poucos equipamentos, a programação em períodos de inatividade é fundamental, para garantir o funcionamento adequado, assim como a qualidade dos alimentos.

 

Sem um plano de manutenção preventiva se torna impossível saber quando um reparo é necessário, sendo mais difícil ainda agendar reparos com o estabelecimento em funcionamento.

 

Assim, programar manutenções fora do horário de operação é fundamental para reduzir a interferência na rotina do estabelecimento, manter o equipamento funcional, além de manter a qualidade dos alimentos produzidos. 

 

Contar com ajuda profissional é imprescindível 

 

A manutenção de equipamentos visando a qualidade dos alimentos é algo bastante lógico e de relação direta. 

 

Contudo, ainda é relativamente comum que estabelecimentos não façam essa ligação, seja por descuido, economia ou simplesmente falta de conhecimento. 

 

Assim, para quem busca um atendimento de excelência junto a qualidade dos alimentos, contar com ajuda profissional é algo imprescindível. 

 

Seja para treinar os funcionários, colocar o manual de boas práticas em dia, elaborar os POPs e também para criar um plano de manutenção nos equipamentos, a All Feed é a melhor opção para seu estabelecimento. 

 

Com um time de especialistas avaliados como um dos melhores do Brasil pelos clientes, a All Feed é uma empresa referência em consultoria alimentar. 

 

Com ampla área de atuação, um dos ramos de atividades do time é exatamente o de manutenção de equipamentos. 

 

Depois de conhecer a importância e a relação da manutenção com a qualidade dos alimentos, conte com os serviços da All Feed.

 

Solicite agora mesmo seu orçamento gratuito sem compromisso por meio deste link

 

Pensou em qualidade e segurança alimentar, pensou All Feed!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

fiscalização sanitária em restaurantes, supermercados, hotéis
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?